domingo, 16 de março de 2014

Recado

Eu erro com as palavras, eu sempre errei
Não há desculpas pra  mim,
eu sei.
Não posso dizer que apenas cansei.
E tudo que tínhamos teve um fim.

Posso te pedir?
Veja em mim o sorriso sincero,
meus olhos nunca mentem e,
pra falar a verdade, se tu insistir
conseguirás enfim,
ver que eu menti.


quarta-feira, 12 de março de 2014

INCONFORMISMO

   Na minha adolescência havia um versinho que eu adorava, pois sintetizava tudo que eu sentia na época: " solidão é estar entre mil pessoas e sentir falta de uma: você!"

   Fazendo uma análise mais profunda, pode-se dizer que eu não sentia falta especificamente de "alguém", mas sim de "tudo". A insatisfação/frustração com a própria vida nos leva a querer o que não temos e não me refiro a sonhos ou projetos pessoais, mas sim uma inquietude com o que a vida nos reservou e que muitas vezes são frutos de nossas escolhas.
   Tenho como meta continuar sonhando, mas principalmente viver o mundo a minha volta , com as coisas e pessoas que já tenho.
   Aceitar que não podemos mudar tudo o tempo todo, tira o ranço, a rabugice e traz leveza e sorrisos a mais. Como dizia minha mãe: " não podes com o inimigo? Junte-se a eles!"
   Então porque não podemos todos nós brasileiros, vivermos esta copa do mundo no Brasil, com o que ela nos trará de bom? Não há mais o que fazer para impedir a sua realização, ela vai sim acontecer no Brasil das desigualdades sociais, da saúde caótica e de educação precária. Não há volta, então porque não usarmos o evento ao nosso favor? Buscar conhecimento, tentar sermos os mais hospitaleiros possíveis, mostrar que apesar de vivermos num país desigual, sabemos tratar todos com educação, conhecer gente nova, enfim, procurarmos o lado positivo do que não podemos mudar!
   Não lembro de ter visto manifestações contrárias a copa no Brasil na época de sua candidatura. Protestos midiáticos e sem propostas concretas tendem a ser fogo de palha e a caírem no esquecimento. Manifestações típicas da juventude que está sempre inconformada com tudo mas pouco faz pra mudar a situação da sua rua, do seu bairro ou cidade. Como diz o verso da música do Capital: " ... o que você faz quando ninguém te vê fazendo?" Ou seja, o que você faz pra mudar a vida das pessoas a sua volta? Ou o que você faz quando a sua causa/protesto não aprece na televisão?