quarta-feira, 12 de março de 2014

INCONFORMISMO

   Na minha adolescência havia um versinho que eu adorava, pois sintetizava tudo que eu sentia na época: " solidão é estar entre mil pessoas e sentir falta de uma: você!"

   Fazendo uma análise mais profunda, pode-se dizer que eu não sentia falta especificamente de "alguém", mas sim de "tudo". A insatisfação/frustração com a própria vida nos leva a querer o que não temos e não me refiro a sonhos ou projetos pessoais, mas sim uma inquietude com o que a vida nos reservou e que muitas vezes são frutos de nossas escolhas.
   Tenho como meta continuar sonhando, mas principalmente viver o mundo a minha volta , com as coisas e pessoas que já tenho.
   Aceitar que não podemos mudar tudo o tempo todo, tira o ranço, a rabugice e traz leveza e sorrisos a mais. Como dizia minha mãe: " não podes com o inimigo? Junte-se a eles!"
   Então porque não podemos todos nós brasileiros, vivermos esta copa do mundo no Brasil, com o que ela nos trará de bom? Não há mais o que fazer para impedir a sua realização, ela vai sim acontecer no Brasil das desigualdades sociais, da saúde caótica e de educação precária. Não há volta, então porque não usarmos o evento ao nosso favor? Buscar conhecimento, tentar sermos os mais hospitaleiros possíveis, mostrar que apesar de vivermos num país desigual, sabemos tratar todos com educação, conhecer gente nova, enfim, procurarmos o lado positivo do que não podemos mudar!
   Não lembro de ter visto manifestações contrárias a copa no Brasil na época de sua candidatura. Protestos midiáticos e sem propostas concretas tendem a ser fogo de palha e a caírem no esquecimento. Manifestações típicas da juventude que está sempre inconformada com tudo mas pouco faz pra mudar a situação da sua rua, do seu bairro ou cidade. Como diz o verso da música do Capital: " ... o que você faz quando ninguém te vê fazendo?" Ou seja, o que você faz pra mudar a vida das pessoas a sua volta? Ou o que você faz quando a sua causa/protesto não aprece na televisão? 

Um comentário:

  1. O que é democracia? Democracia é poder à luz da constituição e, ao contraditório, aos direitos humanos, expressar-se de forma democrática aos temas que circundam nossa sociedade. Com efeito, precisamos sair do discurso do medo. Vivemos em uma democracia. Contudo, o debate é democrático. As manifestações são democráticas. Mesmo que o efeito (i)mediato dos manifestos não irá se consumar (cancelamento da copa), não podemos nos privar do debate, pois se nos privarmos, certamente estaremos derruindo toda uma conquista democrática nesses 25 anos de CF/88. Ampliando, dentro das bases constitucionais o debate democrático, conseguiremos fazer muito a nossa volta. A perenidade dos problemas a nossa volta é muito maior que se possa imaginal. Políticas públicas dentre outras precisam ser debatidas, pois são através delas que consigamos almejar os anseios sociais. De sorte, o inconformismo da massa, não pode ser prevalente de ideologias apolíticas, visto que uma democracia se perfaz mediante participação dos partidos políticos. Do contrário é ditadura. Portanto, o que se mostra é um discurso de todos apolítico. Que no debate democrático não possui vez. Antes, de nos (in) conformar, precisamos entender as razões democráticas que permeiam o Estado em que vivemos para depois sim querer de fato mudar o mundo.

    ResponderExcluir